DiabPT United

A diabetes é uma condição que afecta mais de 382 milhões de pessoas em todo o Mundo e mais de um milhão de portugueses. É uma doença crónica que, quando mal controlada, pode levar a diversas complicações tais como falência renal, amputações, cegueira ou problema cardiovasculares.

Em qualquer pessoa, as células produzem energia utilizando glicose (açúcar) e oxigénio. A insulina é uma hormona que permite a entrada da glicose nas células. Numa pessoa sem diabetes, a insulina é produzida por células específicas do pâncreas e em quantidade suficiente para manter a glicémia (concentração de açúcar no sangue) dentro de uma gama de valores. Uma pessoa com Diabetes Tipo 1 (DT1) não consegue produzir insulina, uma vez que estas células foram destruídas pelo próprio sistema imunológico (doença auto-imune). Este tipo de diabetes não pode ser prevenido e aparece normalmente em crianças e jovens, sendo necessária a administração de insulina, normalmente através de múltiplas injecções diárias. Uma pessoa com Diabetes Tipo 2 (DT2) produz pouca insulina ou a insulina produzida não é eficaz. Normalmente, este tipo aparece associado a maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso, pelo que pode ser, em alguns casos, prevenido. O tratamento é também muito diferente da DT1: o início de actividade física e uma dieta saudável podem ser suficientes para manter a glicémia controlada, podendo ser auxiliada por medicação oral. Em alguns casos pode também ser necessária a administração de insulina, sem que isto signifique uma maior gravidade da saúde da pessoa. A DT2 aparece geralmente em pessoas mais velhas, embora o diagnóstico em crianças esteja a tornar-se mais comum. Este tipo de diabetes representa também cerca de 90% do mais de 1 milhão de casos de diabetes em Portugal.

Para saber mais consultar: www.apdp.pt

Os objetivos do projeto DiabPT United

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) com o objetivo da partilha de experiências de pessoas com diabetes na prática de exercício físico e para a desmitificação da diabetes nas suas diversas vertentes. A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) juntou-se a este projecto desde o início, e desde então ambas cooperam neste projeto comum.

Queremos quebrar barreiras, mitos e lutar contra a discriminação mostrando que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação, em particular para a prática desportiva tal como jogar futsal em competições internacionais. Queremos mostrar que a diabetes não é uma barreira para alcançar os sonhos de cada um. Pretendemos também promover o desporto junto dos jovens com diabetes e das suas famílias, bem como a prática da atividade física de uma forma geral.

Englobado neste projeto está a formação de uma equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, para representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). Os jogadores envolvidos neste projeto têm um papel determinante na promoção da prática desportiva junto dos jovens com diabetes através da sua participação em diversas atividades e na divulgação realizada nos meios de comunicação social.

No plano desportivo temos como objetivo melhorar continuamente a competitividade da equipa para alcançar o melhor resultado possível, tendo sempre em mente atingir a final do campeonato e vencer a competição.

No plano associativo, os objetivos centrais passam por contactar com outras associações nacionais e internacionais, estabelecer laços e abordar perspetivas de colaboração futuras. A nível nacional este projeto pretende aproximar as pessoas e as associações em prol de um projeto comum.

Mais informações em:

https://www.facebook.com/DiabPTUnited

O historial

O Diaeuro é um evento único no mundo. Para além de ser o Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes é também um evento que junta um conjunto diverso de associações de toda a Europa para falar sobre a diabetes, em particular para quebrar os mitos ainda existentes e provar que a diabetes não é uma barreira para praticar desporto e atingir os sonhos de cada um. Este evento serve também para promover a prática desportiva.

O Diaeuro teve início em 2012 na Ucrânia por iniciativa da Associação Ucraniana da Diabetes e que contou com o apoio da Federação Ucraniana de Futebol. Desde esse ano o Diaeuro tem sido organizado anualmente, tendo sido as edições de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 organizadas pela Croácia (Zadar), Hungria (Balatonfured) , Roménia (Cluj), Bósnia-Herzegovina (Srajevo) e Roménia (Bucareste), respectivamente.

Portugal tem participado em todos os campeonatos desde 2013. Embora, não tenhamos conseguimos ainda atingir os objectivos desportivos que traçámos para a nossa participação, pois a melhor classificação obtida foi um 2º lugar em 2013,  os objectivos mais amplos tais como a divulgação da diabetes e em particular a quebra de alguns mitos que ainda existem à volta da diabetes, a luta contra a discriminação e a colocação da diabetes na agenda politica, foram amplamente atingidos.

A equipa que participou  no DiaEuro 2017, realizado de 16 a 23 de Julho de 2017 em Bucareste, foi composta por elementos de diversas localidades do país, nomeadamente área Metropolitana de Lisboa, Évora, Rio Maior, Peniche, Águeda, Setúbal, Loulé e Mirandela. Os jogadores têm idades entre os 19 e os 48 anos e todos têm diabetes tipo 1 com duração variável entre 1 e 37 anos, sendo tratados por injeções diárias de insulina ou por bomba perfusora de insulina. Em conjunto representam 150 anos de experiência na diabetes.

 

Mais informações sobre o Diaeuro em:

https://www.facebook.com/DiaEuro

http://www.diaeuro.org

A equipa DiabPT United

A estrutura de organização e gestão da equipa esteve, em 2017, a cargo de João Nabais, Jenifer Duarte (manager da equipa), Bernardo Rodrigues (a representar o NJA) e Ricardo Simões (a representar a AJDP). Contamos também com o apoio logístico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). A equipa foi treinada pelo Treinador Bruno Fuzeiro e pelo Adjunto Rui Simões, e contou com o apoio de um profissional de saúde experiente na área, o enfermeiro Manuel Esteves Cardoso.

A preparação da equipa iniciou-se em Março de 2017 com a realização do primeiro treino. O plano de preparação da equipa envolveu treinos semanais, a participação em torneios e a realização de um estágio de 3 dias.  

Para 2018, pretendemos consolidar e desenvolver o projeto DiabPT United para novas áreas desportivas e educacionais, queremos que este projecto seja uma referência a nível nacional e que tenha impacto a nível Europeu. Queremos formar uma equipa cada vez mais forte e mais ativa na promoção da diabetes. Iremos procurar expandir o projeto de forma a incluir mais pessoas com diabetes e com maior dispersão nacional, que possam também desempenhar um papel educativo na sua área de residência, assim como apostar numa maior envolvência dos jogadores. Temos como objetivo promover treinos em diversas localidades de Portugal, por forma a tornar ainda mais abrangente este projeto, e realizar alguns treinos abertos a crianças e adolescentes. Embora a equipa que participa do Diaeuro seja constituída por jogadores com mais de 18 anos pretendemos motivar os mais jovens para a prática desportiva e promover estilos de vida saudáveis.

Apoios e patrocinadores

Em 2017 este projeto só foi possível de ser executado com o apoio financeiro das empresas Abbott, Filstone, Lilly, Medinfar, Medtronic, Menarini Diagnósticos, Novo Nordisk e Roche. Contámos igualmente com o apoio da Medtrust com a oferta de produtos com açúcar invertido para o tratamento de hipoglicémias; da Decathlon Lisboa e Decathlon Loures, Bolinhas de Algodão, Transbesouro e Grupo Mármores Ferrar através da oferta dos equipamentos de jogo e outros artigos; da Fundação Benfica que nos proporcionou momentos únicos na divulgação do projeto e visita ao Estádio e Museu; e, por último, da Câmara Municipal do Seixal que disponibilizou a título gratuito os pavilhões para a maioria dos treinos da equipa.

 

É com muito agrado que temos recebido algumas mensagens vídeo de apoio, designadamente de Iva Domingues e Nuno Markl e de jogadores profissionais de futsal, como Rafael Hemni, Gonçalo Alves e Alessandro Patias.

A presença nos meios de comunicação social

A divulgação efetuada nos meios de comunicação social foi realizada em parceria com a empresa de comunicação Hill+Knowlton Strategies (HK), e teve em 2017 um impacto significativo. Gostaríamos de realçar os 45 resultados alcançados, número bastante superior ao ano anterior (2016), assim como a presença da equipa em todos os formatos de meios de comunicação (Internet, impresso, rádio, televisão e agência noticiosa).

De acordo com os cálculos efetuados pela empresa, as notícias que saíram nos diversos meios de comunicação têm um Advertising Value Equivalency (AVE)[1] de 280.985,13 Euros. As notícias passaram uma mensagem muito positiva de que a diabetes, quando tratada adequadamente, não é uma barreira, em particular para praticar desporto.

Da cobertura mediática efetuada, é de destacar a reportagem emitida no Jornal de Domingo da RTP e que pode ser vista em:

As redes sociais foram bastante utilizadas para potenciar a divulgação do projeto DiabPT United tendo a página www.facebook.com/diabptunited tido um alcance de mais de 20 mil pessoas. Contamos neste momento com 1.893 “gostos” na página de Facebook da equipa, sendo os conteúdos partilhados na página do NJA (4.114 “gostos”), na página da AJDP (5.189 “gostos”) e na página da “Zona Técnica Futsal (114.547 “gostos”).

Tivemos também o privilégio de ter sido entrevistados para a Diabetes Football Comunity:

https://thediabetesfootballcommunity.com/2017/05/31/guest-interview-diabpt-united

 

Algumas fotos da equipa durante o ano 2017

Fotos da equipa na participação nos torneios Diaeuro 2013 a 2017