A nossa missão

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos que progride unicamente com o trabalho voluntário dos seus dirigentes e associados. Fundada em 1996, atua junto da população em geral e jovens com diabetes em particular, promovendo a educação e desmistificação da Diabetes.

A nossa forma especial de abordar a Diabetes é através da organização de iniciativas que permitam aos jovens verificar por eles mesmos que não são limitados pelo facto de terem Diabetes. Esta abordagem permite que os nossos participantes desenvolvam a confiança necessária para enfrentar diversos obstáculos que a vida lhes apresentar, para além da Diabetes, e cria uma ligação de confiança e amizade entre todos. Para além das caminhadas e das atividades de convívio, a AJDP organiza uma Colónia de Férias todos os anos e já organizou diversas Expedições de montanha, que levam os nossos jovens a realizar atividades que muitas pessoas sem diabetes teriam muita dificuldade em concretizar.

A educação na Diabetes visa minimizar as situações de discriminação contra pessoas com diabetes e promover práticas saudáveis que permitam prevenir a Diabetes Tipo 2. Esta educação pode ser feita através da participação em eventos relacionados com a Saúde, através de ações a nível escolar ou através de atividades mediáticas e participação em programas relacionados com a Diabetes.

Muitos dos nossos voluntários sejam jovens que procuraram por nós e encontraram pessoas que os compreendiam e os ajudaram a aceitar e controlar a sua Diabetes, e que agora querem que outros se sintam como eles. São estes laços que levam o trabalho da AJDP a ser um trabalho contínuo, que vai muito além das atividades organizadas.