Caminhadas

Caminhada ao Forte da Baralha

16/Jun/2014

Junta-te a nós, à CliVip e à WeGo Adventures numa caminhada até ao Forte da Baralha, já no próximo dia 22 de Junho!

A caminhada será no dia 22 de Junho, terá uma extensão de 12km e um grau de dificuldade III numa escala de I a V.

O Forte da Baralha localiza-se entre o cabo Espichel e a ponta do Cavalo, em posição dominante sobre a baía da Baleeira, próximo a Sesimbra, no Distrito de Setúbal. Integrou, no passado, a linha defensiva do trecho do litoral denominado hoje, em termos de turismo, como Costa Azul, e que, no século XVII, se estendia de Albarquel a Sesimbra, complementando a defesa da importante povoação marítima de Setúbal.

No âmbito da completa remodelação da estratégia defensiva do reino implementada sob o reinado de D. João IV (1640-56), compreendida na defesa da costa de Setúbal, esta fortificação marítima foi iniciada somente no reinado de D. Afonso VI (1656-67).

Considerado à época como a primeira defesa da costa da Arrábida, este forte e a Capela em seu interior, sob a invocação do Senhor Jesus dos Navegantes, encontram-se actualmente abandonados e em ruínas.

Inscrições: enviar email para clivip@gmail.com com nome, nº de acompanhantes e contacto.

Local de Concentração: Largo descampado a seguir à Estalagem do Zimbro Azoia

Coordenadas GPS: 38.446158, -9.153103

Como chegar: Seguir direcção a Sesimbra, e depois em direcção ao Cabo Espichel até à aldeia da Azoia. A Estalagem do Zimbro aparece do lado direito, avançam mais um pouco e estacionam do lado direito.

Contacto: Carlos Garcia, 915601814

 

Voltar

Comente este artigo